Nós mulheres aprendemos desde pequenas que tipo de beleza é adequada e que tipo de cabelo é considerado “bom”. Qualquer coisa que fuja do liso, longo e claro precisa ser “corrigida”. Muitas de nós passamos a vida escravas de tinturas, alisamentos, luzes e tantos outros tratamentos capilares. O quanto gastamos nessa busca eterna pelo cabelo perfeito? Uma pequena fortuna, certamente. 

Por que é tão difícil gostarmos do que cresce na nossa cabeça? A natureza é tão perfeita que em 99% dos casos nosso tom de cabelo faz um match perfeito com nosso tom de pele. É só a gente não inventar muita moda que dá certo. Mas as revistas femininas estão aí na nossa porta (e em nossos computadores, tablets, celulares, TVs, outdoors, etc., etc., etc.) para nos mostrar que não é bem assim, que esse ano a tendência é outra.

E o cabelo branco? Esse só é permitido para os homens. Neles, é até sexy, símbolo de sabedoria. Nas mulheres? Relaxada, desleixada! Pra que envelhecer antes do tempo?

É que na nossa cultura, aprendemos logo que envelhecer é terrível, decadente, que devemos fazer o possível e o impossível para nos mantermos sempre jovens. E isso inclui ter cabelos não brancos, é claro. 

Eu, durante muito tempo, fiz luzes no cabelo para, como tantas mulheres, ficar mais loira. Quando engravidei, parei de fazer. Além de evitar a química forte, me bateu uma saudade da cor natural do meu cabelo, que eu não via há anos. Junto com as tantas transformações da maternidade, veio uma vontade muito grande de ser exatamente quem eu sou, sem tentativas de adequação a um ideal externo. Resultado: nunca mais pintei meu cabelo.

Mas eis que bem no topo da minha cabeça, onde o cabelo se divide, vêm crescendo vários cabelos brancos nos últimos tempos. E como eles têm uma textura diferente, ficam bem evidentes e arrepiados. Dia após dia, estou aprendendo a conviver com eles.

Já recebi vários “conselhos” não solicitados sugerindo (ou impondo) que eu deveria esconder tais fios. Contei aqui que até um homem se sentiu no direito de comentar o assunto. E assim segue a humanidade: todos se sentem no direito de controlar o corpo (e o cabelo) das mulheres. 

Já escutei de algumas amigas o quanto é cansativa essa história de esconder os brancos, já que a cada duas semanas as raízes estão despontando. Outras se queixam da reação da família e amigos se param de pintar. Não é fácil mesmo. Não estou sugerindo aqui que todo mundo tem-que-parar-de-cobrir-os-cabelos-brancos. Estou dizendo que está tudo bem não pintar – só isso.

Minha mãe é mais uma mulher incrível que aderiu aos brancos. Brigava há anos com tintas e tonalizantes que nunca davam certo, até que decidiu não pintar mais. Ganhou o bolso e ganhou mais ainda esta sessentona, agora mais charmosa do que nunca!


Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home2/falafrid/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 3030

Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home2/falafrid/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 3030

Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home2/falafrid/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 3030

Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home2/falafrid/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 3030

57 respostas

  1. Engraçado, está semana decidi parar de pintar meu cabelo. Tinha que cortar pois, apesar de curto , fiz uns gatos nele. durante essa quarentena .
    Cortei mais curtinho do que o costume e ADOREI, o cabelereiro disse que ficaria muito estilosa , caso consiga aguentar essa fase de transição e a opinião alheia. Acho que vou conseguir

    1. Também já tinha cabelo curto mas os retoques de raiz cansavam muito e incentivada pelo meu marido passamos maquininha na cabeça, estou deixando os brancos crescerem e estou me sentindo poderosa! Em quarentena os comentários pela rede social tem sido positivos, mas o que importa mesmo é o quanto estou gostando. Precisamos sim de mais referências na TV pra incentivar mais mulheres a se libertarem

    2. Eu tbm optei pela transição..E é verdade que todos perguntam porque estou deixando os brancos crescerem. É só não se importar com a opinião dos outros.

  2. Parei de pintar também até para economizar na tinta pois pintava hoje e dois dias depois já ficavam brancos não estou nem aí para a opinião de quem quer que seja a ainda tingi de azul . O Fato de ser uma raposa velha me faz ser do jeito que bem quero sem me importar com A nem B

    1. Gente, não se engane! O cabelo branco tem textura diferente e exige ainda mais cuidados para se manterem bonitos do que o pintado, pois o branco fica encardido. Essas mulheres lindas com seus cabelos brancos gastam uma fortuna para mantê -los lindos, assim como louras falsas sem aparência de “farmácia”… rsrsrs NÃO É FÁCIL! Se fosse apenas “assumir “o grisalho, tudo bem… mas os brancos ficam estilosos em mulheres jovens que os assumem cedo. Depois dos 45, esteja pronta para aparentar 10 anos mais velha. Percebi isso nessa quarentena que resolvi dar um descanso das tintas e completei 56 anos com 4 dedos de branco na raiz. Não quero mais pintar e meu namorado me apoia, mas minhas amigas estão inconformadas. Todos os dias é um desafio… mas quero encarar. Me sinto livre da escravidão da tinta e tenho plena consciência de que se a indústria farmacêutica descobrisse uma pílula para que os cabelos não embranquececem mais, esse papo de assumir os brancos estaria fadado ao fracasso. O fato é que, no momento,eu quero olhar pro meu rosto no espelho e saber como estou NATURALMENTE . Não sei se quero ser escrava dos brancos rebeldes e amarelados…procurando um jeito de parecer “arrumada”. Se os brancos me FAVORECEREM, seremos melhores amigos… caso contrário, vou seguir buscando o equilibrio que me faça sentir bem. Não perco meu tempo analisando a questão do charme que envolve os grisalhos para os homens, porque homens e mulheres não são iguais e têm diferentes olhares sobre o belo. A questão é não confundir os sentimentos de maturidade e aceitação com conceitos de atração. Assumir os brancos é aceitar junto seu ônus, ou seja, sair do truque de que se pode prolongar a juventude aos olhos do mundo, E estar pronta para perder olhares de cobiça e ganhar olhares de admiração. Tudo isso, sem brigar com os conceitos sociais ou levantar bandeiras. Apenas seja quem você se sente ser. Simples assim.

      1. Exatamente…essa quarentena também me fez repensar sobre os cabelos brancos. Sei que sera um grande desafio, muitas opiniões contrárias, mas vou encarar. AtuAtualmente estou com 4 dedos d e raiz branca.

      2. Estou ah 8 meses estou tranquila e não está difícil não achei que seria pior quanto ao amarela não fica tem produtos para não ficar e não é caro até agora não prescindir usar tenho 48 e estou bem ai para as pessoas me criticarem até meu marido não queria mais o mais importante é minha decisão estava cansada de pintar a cada 10 dias.

      3. Não é bem assim, em relação aos cabelos brancos, nem sempre ficam rebeldes ou amarelados. Eu parei de pintar a 2 anos e não tenho problema nenhum, só sossego. Agora só vou à cabeleireira para cortar o cabelo!

        1. Oi, Claudia. Bom saber, estou assumindo os brancos e comecei a me preocupar com comentários de que o cabelo fica amarelado. Pretendo não usar nenhuma química na minha cabeça. Acho que esse violeta que a mulherada usa é prejudicial à saúde.

      4. Essas generalizações não são reais. Nem todo cabelo grisalho exige cuidados. Tem 3 anos que só vou a salão pra cortar. Outra coisa não envelhece todo mundo não. Essas são opiniões apenas. Beleza e juventude são conceitos subjetivos

  3. Amei essa matéria, ainda mas agora que estou a deixar de tingir os fios, fiquei motivada. Se a diretora da Vogue faz , porque não eu, que nem cargo importante tenho.

    1. Eu já estava pintando meu cabelo duas vezes ao mês e com essa quarentena sem pintar consegui passar pela transição e agora estou amando meus cabelos grisalhos.

  4. Pois tenho 40 anos e vários fios brancos , não pinto os cabelos pois nunca gostei e os fios brancos não me incomodam , mas incomodam muitas pessoas que já vieram me falar sobre eles e se eu iria deixar assim , que eu tinha que pintar. Mas a opinião dos outros não me importa e sim aquilo que me faz sentir bem.

  5. Tenho 48 anos e já decidi que não quero ser escrava de tintura. Acho uma chatice! Crsce raiz pinta cabelo, cresce raiz pinta cabelo! Ui só de pensar desanima
    Além de achar limdo o grisalho! Amo.?

  6. Show!!! Vc tem razão quando diz que as pessoas se importam demais com o simples fato de ver cabelo branco nas mulheres. Parece que é alguma doença. Por que nos homens é charme e nas mulheres,não? O engracado é que, só nós mulheres nos incomodamos tanto com esses fios brancos..

  7. Faz uns cinco anos que parei de pintar o cabelo. Minha filha elogiava mas o restante da família torceu o nariz. Até a neta criticava! Mas as tintas deixavam meu cabelo seco e sem flexibilidade e agora o grisalho mostra o ondulado definido. Não economizei, porque não gasto com tintas mas gasto com cremes hidratantes. Mas a chatice de pintar acabou.

  8. Amei esse artigo!! Estou nessa fase, pinta não pinta! Meu neto ANTÔNIO CARLOS,13. me falou: ” vovó você vai ficar com 100 anos com cabelos brancos” , ? só tenho 68!!

  9. Cortei meu cabelo tirei toda a tinta preta e assumi meus brancos .Estava feliz assim me sentia diferente .
    Mas todas as vezes que assistia TV só aparecia homens grisalhos ,não tinha nenhuma referencia feminina .
    Meu esposo começou a se incomodar a achar feio,percebia nele o olhar comparativo entre Eu e os homens grisalhos ,um dia me chamou de cara .
    Bom. Desisti .Se não existe referencia feminina grisalha na teve de cabelos curtos aos 45 anos .Estava fora dos padrões .

    1. Não é fácil a pressão. Faz um ano e meio que não pinto e um ano seus meses que não tenho resquícios de tinta no cabelo. Minha família apoiou, os outros olhavam, comentavam comigo e segui firme. É outro cabelo! Todo mundo diz q o cabelo branco é mais seco, mas o meu era muito mais quando pintava! Sinto falta da cor, às vezes, quando olho fotos de dois anos atrás, mas quando respiro a sensação de liberdade, sorrio e deixo pra lá. Tudo tem sua hora… só decidi aos 58. Faz no teu tempo ou nunca. A vontade é tua!

    2. Tenho 55 faço 56 em julho. Meu cabelo tem muitos fios brancos. Já pintei algumas vezes mas não por causa dos brancos,mas sim pra mudar o visual junto com as selagens termicas que fiz algumas vezes. Mas não me importo com os brancos pois nunca fui de ficar pintando cabelo mesmo.Bom,deixei as selagens e a tintura pra lá faz tempo. Meu cabelo é cacheado,gosto dele assim,mas vivo te mandando por conta do frizz que é típico dos cacheados ainda mais agora que estão branqueando e estou na menopausa sem reposição hormonal, aí que o caso ficou sério mesmo. Fora isso,não sou escrava da tintura. De vez em quando aparece um pra dizer pq não pinto o cabelo. Daí respondo que as pessoa que me conhecem sabem que tenho cabelo branco. Que adianta pintar então?

  10. Eu deixei de pintar meus cabelos há 5 anos. Não tive dúvida nenhuma, mas muita gente se incomodou. Tô nem aí. Amo meus cabelos assim mesmo.

  11. Meus cabelos sempre foram enrolados,mais em 2010 comecei a pintar meus cabelos,mais na frente,comecei a fazer progressiva, curti muito, só que eram muitas químicas no cabelo,meu cabelo já estava na minha cintura, derrepente passar por uma situação muito difícil em minha vida,e poriso meus belos começaram a cair,e caiam muito, já estava ficando desesperada,tive que parar a progressiva,mais continue a pintar meus belos,e no ano de 2019 tomei a decisão, voltar com meus cachinhos,e decidi cortar meus belos para tirar a progressiva,foi difícil pois meus belos eram bem compridos,mais não desisti,mais por causa das pinturas meus belos começaram a cair tudo de novo,eu já estava ficando careca, então decidi parar com as pinturas e deixar meus belos brancos viverem livres de tinturas,hoje fazem 6 meses que não uso tinturas,estou amando meus belos brancos,muitos criticam,mais não tô nem aí,pq se estou me sentindo bem, não importa a opinião de ninguém,agora tenho a meus cachinhos de volta e todo branquinho, está muito lindo,e vc que pensa em deixar de usar químicas vai em frente,se desprenda das químicas vc se sentirá livre e poderosa,boa sorte pra vc que tomar essa decisão

  12. Também me rendi aos cabelos grisalhos,já faz mais ou menos um ano que não passo tintura, é libertador, estou amando de verdade,e ao contrário a grande maioria aprovou.Outros tempos,novas perspectivas.

  13. Tenho cabelos brancos espalhados pelos cabelos de côr. Ainda poucos. Deixei de pintar há 2 meses. Sinto-me ótima e isso é que importa. Adorei a matéria. Só deixo um conselho. Atualizar a foto de perfil ? Bem haja ?

  14. Adquiri uma alergia horrível por tinta de cabelo e há uns 4 meses não pinto o cabelo e os brancos se destacaram. E amiga quis até marcar salão pra mim,achando que eu não estava bem. Nos homens,charme, Na mulher descuido aff.

  15. Hoje tenho 39 anos a dois anos parei de pintar meu cabelo, muitos foram contra falando q eu sou muito nova pra isso. A cada 15 dias tinha q pintar a raiz do cabelo me sintia uma escrava disso , hoje me sinto liberta e não me arrependo da minha escolha . Os fios brancos são rebeldes , mas uma boa hidratação ajuda a manter alinhados .

  16. Quero parar de colorir meus cabelos e gostaria de saber como fazer para que os brancos não fiquem tão marcados destacando dos já então coloridos.Não quero cortá -los muito curto.
    Será que se eu fizesse umas luzes bem claras ajudaria?????
    Socorro…….não aguento mais ter que ir ao salão a cada 15 dias para retocar.

    1. Oi Então eu uso um baton para cabelos ou tb tem splay no tom do cabelo e vai cortando aos poucos se vc tem bâstante brancos usa arquinho tiaras fica bonito e disfarça bem ta bom espero ter ajudado

  17. Tenho 49 e gosto do curto, fiz luzes platinadas e deixei o branco vir , fácil e rápido faz 8 meses não gasto mais tinta, 30 anos escrava por causa dos brancos!! Desapeguei , cortei mais curtinho , me chamam de ” estilosa” , economizei e ainda ganhei elogios !!!!!

  18. Eu pinto o meu cabelo desde os 18 anos virei escrava da tintura , a cada duas semanas o meio da raiz cresce e lá vem os brancos. Agora com a quarentena, pintei uma única vez….quando ia pintar nvmte vi no Google as atrizes assumindo os cabelos brancos, pensei: porque não? Vou deixar o meu crescer sem pintar pra ver se aguento….mas meu cabelo bate na cintura…..dessa moça na foto acima, o cabelo dela é longo e branco…ficou lindo!!!!….acho que vou aguentar sim ficar sem pintar….assim espero rsrs

  19. Desde o início da pandemia quando ficamos reclusos mais ou menos 12.03.2020 eu estava com cabelos cortados e arrumados na cor chocolate que Eu amava.
    Mas os dias foram passando e os fios foram mudando de cor e comecei a ficar de mal humor ,porém com tinta em casa e meu marido não é tão habilidoso como eu gostaria pra retocar e ele ficava dizendo pq eu não fazia uma experiência, logo que Eu não tinha nenhum evento e nem poderia sair. E comecei a admirar os fios prateados nascendo e agora estou com ele bastante crescido e tenho saído com ele assim ,sem nenhum constrangimento.
    Não me vejo retirando mais os cabelos, estou me sentindo livre!!

  20. Tenho 35 anos, desde os 25 tenho cabelos brancos, uma mecha bem na frente e bem apresentada. Eu adoro nunca pintei e nem tenho vontade, faz parte do meu processo de amadurecimento…
    Eu respeito a minha história, meus cabelos brancos e meus pés de galinha…

  21. Faz uns 3 anos que não pinto mais. Faço umas luzes no topo para realçar p branco. Quando comecei esta transformação, lembro que falei com minha gerente sobre este meu desejo. Penso que falei com a intenção de informar, para ela não se assustar, como pedindo autorização mesmo. Ela me respondeu que eu era muito nova. Ouvi e dei continuidade ao meu projeto. Tempos depois, encontrei uma outra colega de trabalho e ela, de uma forma bem grosseira, perguntou: – E este cabelo branco? Respondi:-Estou assumindo. O assunto morreu ali. Depois foi a fez de um colega de trabalho, homem, este me perguntou: E estes cabelos brancos? Como eu o conhecia bem e sabia que tinha uma crítica ali, respondi: Gôsto. Ele retrucou: – Cada um tem o seu e eu diz: -Isto mesmo.
    Passado um tempo, fui a casa da meu irmão mais velho e reparei seus cabelos grisalhos. observei que as mechas brancas dele era no mesmo lugar que as minhas e pensei , acho que até cheguei a falar, que ele estava bonito de cabelos grisalhos. Aquilo me chamou atenção porque realmente eu ainda não olhava para os meus cabelos grisalhos da mesma forma que olhei para os do meu irmão. Vi o quanto ainda tinha que elaborar e mudar isto em mim antes de exigir que o outro pense diferente. Não é fácil, tem dias que gosto do meu cabelo, tem dias que não. Vou buscando um novo olhar para eles e para tudo o que isto representa. O que posso dizer é que se libertar das tintas foi a melhor coisa que fiz na minha vida!

  22. Amei a matéria cada um faz com o cabelo o que quiser
    Pintam de azul amarelo, ruivo,Pink porque não o natural
    O branco ,afinal somos donas de nós mesmas.

  23. Tenho 64 anos e os cabelos totalmente brancos. Amigas, (vejam, principalmente mulheres), dizem : Que horror que vc está!
    As vezes isso deixa a gente muito mal, mas meu marido diz que estou linda, e isso basta pra mim. Então agradeço pelo artigo fantástico.

  24. No carnaval do ano passado foi a última vez que pintei os meus cabelos. Sou loira, mas depois da adolescência meus cabelos se tornaram loiro escuro e desde os 19 anos vinha tendo trabalho com os cabelos brancos que teimavam em aparecer. Comecei com produtos naturais, depois para henas que deixavam meus cabelos avermelhados e depois dos 35 anos comecei a pintá-los. Como morei muitos anos nos Estados Unidos, comecei a clarea-los cada vez mais. Os fios brancos já eram a maioria é só os pintava de 45 a 45 dias. Não era grande problema. Mas a minha vontade de me livrar da tintura era grande. Fiz 60 anos em dezembro passado e já fazem um ano e meio que não os pinto. Uso-os longos e querem saber? Foi uma das melhores coisas que fiz na minha vida! É uma libertação!! São quase totalmente brancos e ficaram ainda mais finos e macios. Só tenho a preocupação de usar um creme para não amarelar. Todos elegiam tanto os meus cabelos, homens e mulheres, que hoje, eu penso que deveria ter deixado as tintas de lado há muito tempo.

  25. Faço constantemente quinzenalmente a cobertura das raiz do meu cabelo, mas diante da dificuldade de ir a salão, e até comprar tonalizante, assumir os fios brancos.
    Pra mim, ñ importa a opinião das Pessoas, mas SIM a minha.
    Cada um com sua própria essência e natureza, se torna melhor.

  26. É incrível como os padrões de estética e beleza ditados pela moda e a sociedade escravizam as pessoas, que não podem natural e simplesmente serem fisicamente elas mesmas, se gostarem, se assumirem e serem aceitas da forma que são, com cabelo branco, crespo, encaracolado.
    Essa cultura já está impregnada na cabeça das pessoas, “cabelo branco na mulher é sinal de velhice, relacho.” Triste realidade. Felizmente ha mudança de pensamento e de atitude, e mulheres no mundo estão quebrando esse tabu.
    Tenho 45 anos e bastante fios brancos que vieram pra ficar. Parei de pintar ha 4 meses, ja não aguentava mais pintar, me arrepiava só de pensar em ter que passar aquela química na cabeça.
    Ja era minha alma dizendo pra mim mesma, “chega, é hora de se libertar disso, o cabelo não aguenta mais.”
    Incomodesse quem quiser, doa a quem doer. Estou vivendo nova fase na minha vida, estou bem, com saúde e feliz assim. Estou me cuidando ainda mais e me sentindo bela e radiante.

  27. Muitas de nós gasta para platinar , sendo que muitas não precisam já tem o natural . Acho lindo cabelo branco faço 37 anos em agosto , aí achei um fio de cabelo branco em mim , uma colega falou tira ele eu disse: não eu Amooooo acho lindo , mas ele sumiu acho que caiu. Não vejo a hora dos meus brancos. Agora o meu cabelo está dourado.. Luciana Melo.

  28. Estou ah 48 meses estou tranquila e não está difícil não achei que seria pior quanto ao amarela não fica tem produtos para não ficar e não é caro até agora não prescindir usar tenho 48 e estou bem ai para as pessoas me criticarem até meu marido não queria mais o mais importante é minha decisão estava cansada de pintar a cada 10 dias.

  29. Nunca me importei muito com a opinião alheia sobre minha estética, pintei quando queria pintar, deixei branco quando quis. Uso grisalho há 2 anos. Nunca fiz sobrancelhas, e sim, sobre isso inúmeras pessoas me pressionaram, nunca cedi. Fiz unhas no salão uma única vez, e não gostei. Mas meu currículo é excelente, 2 faculdades, trabalho no que amo.

  30. Eu tenho 33 anos e a cada 15 dias tenho que retocar a raiz é muito cansativo e já tem um mês que não pinto ,pretendo deixar crescer natural.
    Minha filha tem 8 anos e já tem fios brancos vou insentivar a ela quando crescer não ficar dependente de tintas mais claro respeitando ao que ela se sentir bem.

  31. Desde fevereiro que não pinto mais meu cabelo tenho 57 anos… Sempre tive alergia… Meu couro cabeludo ficava cheio de feridas e coçava muito… Mudei para tonalizante e mesmo assim não resolveu…a cada 10 dias tava eu pintando em casa mesmo pois um tubo de tinta dava para duas x pintando só raiz… Muitas pessoas perguntam “e esse cabelo branco’… Respondo… Tô assumindo… Tô cansada de pintar e a opinião dos outros não me atinge… Meu marido me apoiou é o que basta… Já está 04 dedos de branco…. Mas é cabeça toda pois tenho 100% de brancos… Estou amando… No início qdo começa a crescer é mais decepcionante mas com o passar dos dias acostuma… Não uso tinta nunca mais…Amo meu cabelo… Ele está até os ombros… cabeça grisalha e pontas pretas.?

  32. Eu tenho cabelos brancos desde os 16 anos. Eu os arranquei dos 22 aos 29, quando comecei a perceber que estava ficando com uns “espaços” na cabeça. Aí eu deixei que eles crescessem e comecei a tonaliza-los, mas esse processo a cada 3 semanas com a raiz gritando era muito estressante. Até então eu nunca tinha pintado o meu cabelo escuro, e eu tenho certeza: eu não nasci pra pintar o cabelo. Há 1 ano e 2 meses, ainda no início dos meus 30 (“mas você é tão novinha”) eu decidi assumi-los, e foi a melhor decisão da minha vida. Tenho fios brancos espalhados pela cabeça toda e uma mecha mais chamativa na frente. Eu tô adorando o meu cabelo, acho que está muito estiloso. Boa parte das pessoas elogia, mas ainda tem muita gente que se incomoda. Geralmente são mais mulheres, e mulheres mais velhas. Eu não as culpo, a gente (e principalmente as gerações mais velhas que a minha) passou tanto tempo sendo bombardeadas que mulheres têm que ser assim e assado, ter a bunda assim, o peito assim, a barriga assim, o cabelo assim, não ter pelos, usar maquiagem, pintar a unha e blablabla. E se você não se encaixa nisso não é feminina (lembrando que o conceito de feminilidade foi criado em uma sociedade dominada por homens), não é atraente, não é desejável. Não é fácil lutar contra isso, então muitas críticas (e críticas disfarçadas de elogios) só vêm porque aquela pessoa sente frustração com ela mesma. Mas depois de uns 2 anos consumindo imagens de mulheres grisalhas (há vários perfis legais no Instagram) de várias idades e etnias eu mesma desconstruí os conceitos que tinha de que cabelos brancos são feios e envelhecem. Tem MUITAS mulheres que rejuvenescem quando passam pela transição. Algumas aparentam ficar mais velhas mesmo, mas que mal há nisso? Envelhecer é o processo natural de quem está vivendo, e alcançar os 30, 40, 50, 60, 70, 80 é uma dádiva. É só uma mudança de paradigma. E se até uns 3 anos atrás eu sofria por ter cabelos brancos, ficava questionando o universo “por que eu?”, agora eu queria até ter mais do que tenho, porque fica um efeito tão bonito. Enfim, a gente passou a vida toda sem ver mulheres com cabelos brancos e, quando via, elas geralmente tinham mais de 60, então é normal associar o cabelo grisalho às “vovozinhas”. Mas agora que as gerações mais jovens parecem que estão assumindo e vai ser assim, daqui a uns 20-30 vão achar estranho é que as mulheres pintassem o cabelo. É tudo uma questão de desconstruir padrões sociais que não fazem sentido.

    Ps: os meus brancos não amarelam muito, uso shampoo desamarelador uma vez por mês. De resto são os cuidados normais que já tinha quando ainda os arrancava e quando passava tonalizante. Pelos relatos que vejo, os cuidados com os brancos variam muito do tipo de cabelo de cada um.

    1. Oi Sara!
      Que depoimento maravilhoso! Muito obrigada por compartilhar conosco. Realmente esse processo de nos assumirmos é uma jornada, por vezes difícil, mas certamente gratificante. Estamos juntas! Quer compartilhar com a gente esses perfis legais de mulheres grisalhas? Podemos espalhar nas nossas redes. Também quero te convidar para escrever um depoimento em texto para que a gente publique no site e no nosso Instagram, contando essa sua história tão bonita e importante. Se achar que faz sentido, envie o texto, uma foto sua de rosto e uma mini biografia para conteudo@falafrida.comm.br. Seria uma honra pra nós espalhar sua vivência ainda mais longe.
      Super beijo,
      Nicole

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *