13 COISAS QUE NÃO TE CONTARAM SOBRE TER DEPRESSÃO

Sempre gostei de temas relacionados à saúde mental e à psicologia. Antes mesmo de ser diagnosticada com depressão – que mais tarde descobri ser um sintoma do meu transtorno bipolar –, passava horas pesquisando, assistindo a vídeos a respeito dessa condição.

Dizem que o mal do nosso século é a depressão e concordo. Ela te estagna, afasta, prende, arranca tua autoestima. E apesar de muitas vezes ser difícil aguentar as crises da doença, tento enxergar de uma maneira positiva. E por que não divertida?

Abaixo, alguns fatos sobre ter depressão.

Mas é um dos sintomas. Enquanto a tristeza é momentânea, a depressão é como apertar no repeat da tristeza incessantemente (e sinto em informar, mas muitas vezes você não controla essa playlist).

LEVANTAR DA CAMA PARECE O EXERCÍCIO MAIS DIFÍCIL DO MUNDO

Muitas pessoas com depressão relatam sentir como se tivesse um muro invisível, um peso as bloqueando de fazer qualquer esforço ou movimento.

Não adianta falar frases motivacionais e imperativas: “Vamos lá!”, “Você consegue!”, “Ânimo!”. Por mais que a intenção seja ajudar, esses dizeres desmotivam, pois, como falado acima, não é você quem decide dar o play na bad.

Nem só de trevas vive o depressivo. Dependendo do grau da doença e, claro, da personalidade da pessoa, ela ri, faz piadas, exercita-se, vai a festas, enche a cara. A diferença é que no outro dia ela vai recapitular tudo o que fez e falou, detalhe por detalhe, pra saber se agiu certo ou não, com medo de ter ofendido alguém ou atrapalhado o rolê.

Se é verdade, eu não sei, mas há estudos indicando que a depressão, ao invés de ser uma desordem mental, é uma função evolutiva. (Leia a matéria aqui: https://goo.gl/uunEje )

Dúvidas, traição, Paola e Paulina Bracho brigando por Carlos Daniel. Muitas vezes, na mente de um depressivo, as pessoas não gostam dele, não o convidam pra sair porque sua companhia não é agradável e as afasta para poupar incômodo e sofrimento. Mesmo sabendo que isso não é verdade, a doença não deixa a pessoa distorcer essa visão.

E os fios são os pensamentos e sentimentos, dos mais simples aos mais complexos, formando uma grande confusão mental.

Por não conseguir controlar e organizar as ideias e emoções, tudo parece um problema sem solução.

Talvez o ponto positivo dessa doença seja a capacidade de reflexão. Por mais que pensar excessivamente seja uma das características da depressão, portanto algo não muito saudável, isso nos tira da superficialidade dos mais variados assuntos.

De tanto pensar, o depressivo começa a ficar incomodado por não conseguir desacelerar a mente. E aí ele começa a pensar que não consegue parar de pensar que não consegue desacelerar a mente.

A apatia, mais que a tristeza, faz-se presente na vida depressiva. Ela causa a sensação de que a pessoa não pertence a lugar algum, afastando-se cada vez mais de grupos sociais.

Por mais que a pessoa saiba que precisa de ajuda, e quer, ela não quer ficar expondo seus problemas e atrapalhar os outros, por medo de amigos ou familiares não entenderem a situação e se afastarem.

Assim como tudo na vida, a partir do momento em que abraçamos aquilo que nos faz mal, e que aceitamos a situação, tudo fica mais leve. Abraçar a dor é melhor forma de compreendê-la (e de se compreender também).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *