Hoje se discute sobre a questão de quando reiniciar as aulas em tempos de pandemia. Sabe-se que crianças e jovens adolescentes são difíceis de ser contidos. Então surge a dúvida: as crianças vão perder o ano!

E qual é o problema?

 Perder o quê?

 Perder para quem?

 Perder de quem?

O que há para ser perdido?

Mera convenção, de que a criança deve estudar durante tempo determinado, dentro de um prazo determinado, e se não fizer isto, desta maneira estabelecida, vai perder…

Mas por que mesmo?

Eu até acredito que vai perder, sim, mas o que todos nós estamos perdendo, o convívio social. Mas e o convívio familiar, cada vez menor, antes do confinamento?

 Estou prestes a completar 60 anos, rodei 3 anos escolares, não por falta de capacidade, mas porque não gostava de estudar, não gostava de assistir às aulas, gostava, sim, de ir à escola para estar na cantina, na época a gente chamava de bar, para estar com minhas amigas e meus amigos, ser, simplesmente SER! Ser uma adolescente, cheia de sonhos, romantismos, conflitos, dúvidas, passava muitas manhãs sentada no bar da escola batendo papo, SENDO…  

E era MA RA VI LHO SOOOO!!!

Se eu perdi? Mas o que mesmo?

Eu ganhei e muito!!! Apenas SENDO!!!

Hoje, prestes a me tornar uma sexagenária, me considero uma pessoa bem sucedida, uma pessoa independente, posso ser tudo o que eu quero, exerci, desde cedo, esta liberdade de SER. Tenho tudo o que preciso, amor, amizades, saúde, paz, dinheiro suficiente para viver uma vida digna.

Então, perder é relativo! Depende do ângulo que a gente vê as coisas.

Sim, depois eu estudei, e gostava muito! Sim, acho importante ter estudado, cresci bastante como pessoa! Decidi ser professora, cobrei, sim, muito, dos meus alunos e das minhas alunas aquilo que não fiz, era o meu papel! Até porque não havia motivos para elas ou eles não gostarem das minhas aulas, fui uma ótima professora! (rsssss)

Eu não me arrependo de nada do que escolhi para mim, nada! Se faria tudo de novo? Não sei…  as coisas repetitivas me cansam, gosto de movimento, mudanças…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *