Esse ano faço 44. Curiosa, comecei a buscar pelo significado do número quatro. Claro, na esperança de encontrar algo animador. Veja… o trevo de quatro folhas é sinônimo de sorte. Quatro eram os Beatles e também os Trapalhões, que me divertiram a infância inteira. Quatro são as estações do ano, cada uma com seus prós e seus contras. Amo todas. O quarto da casa é o cômodo mais íntimo… onde a gente fica só e faz o que gosta, mas ninguém pode ver. Quatro eram os mosqueteiros, apesar de todo mundo pensar só em três. Quatro também são os evangelhos, embora isso por si só não me diga muita coisa, no momento. Ano passado o Cruzeiro foi tetracampeão do Mundial de Clubes (estamos falando de vôlei… é o que temos pro momento). Em quatro anos concluí meu doutorado, e que quatro anos inesquecíveis! Com uns quatro meses tentando, engravidei dos meninos. Imagine a alegria. 4 é o primeiro número do meu gabinete, o 4032 – meu posto de trabalho e onde me sinto tão bem. Quatro são exatamente quantos quilos de gordura eu perdi na minha última incursão à nutricionista. Acho que quatro Ices são o máximo que aguento beber e ainda fazer o quatro. Em quatro horas dá pra ir em Ouro Preto, almoçar e voltar. 4km são, mais ou menos, o que eu curto caminhar. Um artigo feito com um co-autor legal é um artigo escrito a quatro mãos. Quatro são os elementos essenciais à vida: terra, água, fogo e ar. Quarta-feira é, geralmente, o dia em que a gente paga meia no cinema. De 4 em 4 anos, temos Olimpíadas. Então o quatro há de ser um número bom, concluí precocemente em busca de bons presságios.

Aí inventei de ler sobre os quatro cavaleiros do apocalipse. Só desgraça: peste, guerra, fome e morte, segundo a Bíblia. Comecei a me preocupar. Pensei que quatro anos é o tempo de mandato da maior parte dos cargos políticos eletivos, no Brasil. No nosso caso, os últimos muuuitos 4 tem sido desastrosos, vamos combinar. Isso também não me animou. Lembrei então que os quatro pneus do meu carro estão carecas… uma preocupação e um gasto a mais. Por falar nisso, meu cartão de crédito vence no dia 4. No mês 4 fica o dia da mentira. A famigerada avaliação da CAPES é quadrienal. Quatro são as bordas da terra plana. 40 graus de febre já quase matam a gente. O quarto lugar não entra no pódio. Não existe nota de quatro reais, porque quatro reais não compram nem 1 litro de gasolina hoje. Aliás, nem de etanol. Ficar de quatro não é propriamente uma posição muito digna. A quarta letra do alfabeto grego nomeou uma variante da covid que fez estragos. E assim, de quatro em quatro, fui percebendo que o número carrega em si sentidos positivos e outros nem tanto. Como, aliás, tudo nessa vida.

Com quatro décadas e quatro anos completos vividos, fiquei pensando sobre isso: como o quatro, tudo tem dois lados.

Nada é absoluto. Nem pra sempre. Cada acontecimento pode carregar em si sofrimento e lição, alegria e risco. Uma mesma pessoa é capaz de te fazer bem e te fazer mal.

A gente também consegue as duas coisas. Um único dia comporta a alegria do despertar e a angústia do fim de tarde. Então talvez a vida seja um pouco disso: essa salada maravilhosa de algumas desgraças e infinitos momentos preciosos que tento quadruplicar. Em algumas vezes consigo, noutras não. Mas que diferença isso faz? O que importa é que estou me esforçando. Interessa que estou aqui, mais viva do que nunca, com um milhão de oportunidades de ser e de fazer feliz. Então, hoje, eu só quero é seguir o meu caminho: aproveitando cada bom momento e sabendo viver cada hora doída. Tentando, errando, acertando… 4, 40, 400 vezes se precisar. Só não vale é levar a vida no zero a zero. Empate, pra mim, não é um bom resultado. Enquanto eu respirar, enquanto houver um coração batendo aqui dentro, eu vou em frente. O que consegui nesses 44 anos sinaliza que, entre erros e tropeços, sigo na direção certa: bons amigos, filhos que me orgulham, um trabalho que eu amo e duas famílias especiais: aquela de onde vim, e a que formei. Ainda que reconfigurada, é sem dúvida o que fiz de melhor até hoje. Somado à saúde, esse mix me parece o suficiente – mas só pra começar.

Bem vindos, 45!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *