as fridas

Todas as autoras do FALAFRIDA recebem carinhosamente o nome de frida porque elas são simplesmente essas mulheres incríveis que escolheram não se calar. Elas são mulheres que decidiram corajosamente falar do seu jeito.

Aline BarbosaAline Barbosa

Palhaça, bonequeira,produtora e arte-educadora. Potiguar radicada em Macaé (RJ). Bióloga e mestre em Ciências Ambientais e da Conservação. Há 3 anos largou tudo edeu um giro de 180 graus no rumo da vida para se dedicar integralmente ao que realmente lhe interessava. Mãe do Vicente. Com o feminismo aprendeu a questionar mais, se calar menos e não aceitar os papéis pré-estabelecidos para sua condição de mulher e mãe. Com a maternidade aprendeu a julgar menos, acolher mais e recusar de cara qualquer método, rotina ou regra que não seja minimamente flexível.

Bianca SpohrBianca Spohr

Fundadora e editora do FF | escritora e pesquisadora | mãe do Tom | uma experiência parisiense e um doutorado ampliaram suas ideias e a academia deixou de fazer sentido | depois foi a vez da maternidade mostrar que utopias particulares só têm força se multiplicadas | hoje caminha entre mulheres e livros, ouvindo histórias a fim de conhecer e compartilhar mundos diferentes do seu

Bruna PaulBruna Paul

Aquariana com ascendente em sagitário e lua em escorpião. Gosta de acreditar naquilo que não é tangível pra dar mais graça à vida. Bipolar que enxerga a tristeza como aliada à busca e evolução espirituais. Paixão por viagens, gatos, tattoos. Ama a humanidade – embora nem sempre as pessoas

Bruna TiussuBruna Tiussu

Jornalista, acredita que a informação é o ponto de partida para alcançarmos um mundo mais igualitário. Apaixonada por viagens, tem a ambição de abraçar o mundo todo. Abraçar, pois sabe que o melhor de cada lugar são mesmo as pessoas.

Carolina P. LeitãoCarolina P. Leitão

Fundadora e editora do FF, mãe do Léo e ex-poliana. Gosta do silêncio quando mergulha embaixo da água, inventa desculpas pra assistir Netflix, borderline entre sociável e tímida. Demorou 35 anos pra falar o que pensa e hoje sonha em gritar: “Coragem, irmãs, coragem!” para todas as mulheres do mundo.

Cris ItuassuCris Ituassu

Casada com o Adriano, com que teve o Theo e o Dan. Maravilhada com muita coisa, inconformada com tantas outras. Adora gente e todas as complicações daí decorrentes. Acredita que qualquer mudança só pode acontecer pelo afeto, e nada como a arte pra tocar os corações. Então escreve de vez em quando, na expectativa de por pra fora angústias ou esperanças e, quem sabe, tocar alguém.

Cynthia ValenteCynthia Valente

Também chamada de Tita, nome inventado por uma de suas irmãs, é escritora e mãe do Caiano e do Ian. Fala pelos cotovelos e adora colecionar amigos à distância. Escreve com a intenção de brincar com o quebra-cabeça dos sentimentos. Vê na infância a maior riqueza do mundo. Gosta da vida!

Farid RochaFarid Rocha

Farid Rocha, mãe da Vick Rocha, uma mini Frida! Engenheira química, renasceu quando deu à luz e vem a cada dia se transformando. Deixou para trás a “promissora carreira” em uma multinacional para viver do seu sonho: despertar as pessoas através da dança. É professora de ballet infantil (ballet e feminismo combinam como nunca) e professora da Dança Materna.

Gabriela SperbGabriela Sperb

Mãe e filha, mente inquieta. Mestre em direito do trabalho, já foi professora e advogada. Desde 2013, é a feliz proprietária do Um Blog Sobre o Tempo e atualmente trabalha como empresária.

Geovana SoncinGeovana Soncin

Filha, esposa, aspirante a mãe, mulher em constante busca de equilíbrio no dia-a- dia para viver uma vida que vale a pena. Brasileira de natureza e parisiense de coração. Dona de uma fé que a mantém de pé. Linguista, pesquisadora e apaixonada pela linguagem. Com seu trabalho acadêmico, já fez algumas andanças por aí e descobriu que o essencial da vida se encontra na relação que construímos com o(s) outro(s) ao longo da nossa história. Amante de música, canta e toca violão nas horas vagas.

Giovanna GherselGiovanna Ghersel

Nasceu com o sexo feminino, mas demorou 24 anos para se tornar mulher. Tem um relacionamento estável com o direito, mas já pulou a cerca com o jornalismo por um tempo. Aprendeu que prefere escrever sem pressão e que o feminismo é uma prática diária. Descobriu que as mulheres têm direito a sentir mais sono que os homens, porque lutar contra o patriarcado todos os dias é, no mínimo, exaustivo.

Izilda BitencourtIzilda Bitencourt

64 anos, professora, metida a costureira, bordadeira, crocheteira e cozinheira. Aprendiz das relações humanas.

Juliana Chraim HazimJuliana Chraim Hazim

Mãe da Maria Antônia e de mais uma vidinha à caminho. Com a estranha mania de se dedicar de corpo e alma aos seus projetos, largou uma vida frenética de trabalho para se jogar na maternidade, doce caminho com o qual sempre sonhou! Agora, tenta equilibrar o desafiador combo de maternar (@naosaogemeos), empreender (@casaemcaixa) e cuidar do lar!

Ligia FranciscoLigia Francisco

Mulher cis, branca, bissexual, linguísta, artista, brasileira, feminista, imigrante, entre muitas outras coisas. Gosta de palavras, flores, samba e pessoas.

Máira NunesMáira Nunes

Máira Nunes é 8 ou 80. Feminista, mãe, professora e aspirante a artesã. Aguarda ansiosamente o apocalipse queer.

Maíra MelloMaíra Mello

Mãe da Júlia, naturóloga. Sagitariana, louca por viagens, espiritualidade e liberdade. A maternidade chegou de surpresa trazendo todas as responsabilidades que sempre evitou. E, junto com ela, entendeu a força da mulher e a importância da empatia e união entre todas.

Marcela LinMarcela Lin

Mãe do Gabriel e do Bernardo e colaboradora do FF. Sempre estudou muito para ter uma carreira de sucesso até que virou mãe e percebeu que seus filhos foram, são e serão a sua melhor produção. Ama ser mãe e estar com seus pequenos, mas gosta também de trabalhar fora e de ter tempo pra si. Já nasceu mãe por duas vezes e continua renascendo a cada nova etapa e aprendizado.

Maria de Fatima PaulMaria de Fatima Paul

Mulher, mãe de três filhos adoráveis (Marco Aurélio, Cris e Aninha), avó de três netos lindos e doces (Vitão, Marino, Toninho), casada com um cara sensacional (Mário). Professora desde que me conheço por gente (até hoje, não sei por que minhas bonecas não aprenderam a ler, tantas aulas lhes dei). Leitora. Apaixonada pelas palavras, brinco de escrever. Sempre com utopias no horizonte.

Marina Rose PapaspirouMarina Rose Papaspirou

Marina is a creative entrepreneur and visual artist inspired by colour, design, architecture, culture, nature and travel. Her most beautiful and meaningful creation is her son Angel. Marina grew up in Athens, Greece and has lived in London for over 20 years. Her current projects include Creative Liberation (art), Flora Fusion (photography) and Marina Rose Adornment (jewellery).

Nayara PastiNayara Pasti

Mãe da pequetita Valentina, filha da maravilhosa Francismar e neta da incrível Zizinha. Mulher buscando compreender melhor a si mesma, as pessoas e o mundo. Feminista, nerd, devoradora de livros, alucinada por cachorros, movida a música e completamente apaixonada pela dança. Advogada e mestre em Sociologia Política, mas que vem se descobrindo mesmo na maternidade, no flamenco e na escrita.

Nicole SpohrNicole Spohr

Fundadora e editora do FF, mãe do Guto e pesquisadora. Andou meio mundo pra fazer uma tese de doutorado que valesse a pena, mas foi a maternidade que virou sua vida de cabeça pra baixo. Entendeu que mulheres, juntas, têm muita força. E que podem transformar o mundo. Acredita que vale a pena batalhar por crianças feministas e por direitos humanos.

Paula VargasPaula Vargas

Mulher menina, ser errante. Mãe da Laura e esposa do Thiago, as duas coisas mais acertadas que fez! Apaixonada por gatos e postar cartas de amor. Carrega marcas profundas do machismo em si e tem convicção que só o feminismo trará o mundo respeitoso que sonha.

Paula BazzoPaula Bazzo

Paula Bazzo é administradora e psicóloga e trabalha com bem estar financeiro. Ela é sócia e consultora na Batom no Azul (www.batomnoazul.com.br), uma empresa de inteligência financeira para mulheres. Ela vai passar de tempos em tempos por aqui para mostrar porque dinheiro e feminismo precisam dialogar.

Rosana CórdovaRosana Córdova

Mulher, professora, buscadora de caminhos e apaixonada por temas astrais. Queria viver no script, mas a vida exigiu mais e além.

Tayne AguiarTayne Aguiar

Mãe da Manu. Mulher, Bióloga, empreendedora e crocheteira. Transformada pela maternidade. E ainda tentando se encontrar no meio dessa imensa transformação.

Vick RochaVick Rocha

13 anos, estudante, bailarina e pintora, feminista e futura pediatra e dubladora.

Vivian CrusoéVivian Crusoé

Baiana cheia de energia, mãe de três meninos e louca por uma boa festa. Tem Salvador no coração e se realizou profundamente na maternidade.