Ninguém solta a mão de ninguém

Olá fridas queridas! Como estão seus corpos, corações e mentes nesses tempos difíceis? Espero que este texto as encontre bem. Nós do Fala Frida ainda estamos assimilando tudo o que está acontecendo. Depois de meses de preparação, havíamos retornado nossas publicações semanais no comecinho de março e na metade do mês o mundo começou a parar para se proteger. Não parecia sensato continuar a falar sobre feminismo diante de acontecimentos tão sérios quanto os da pandemia do COVID-19. Decidimos, portanto, silenciar.

Mas agora estamos melhores, mais centradas e fortalecidas. E com a certeza de que devemos utilizar essa rede linda de fridas para contribuir com a transformação do mundo. Temos visto coisas terríveis acontecerem, mas também temos presenciado mudanças de percepção e comportamento em muitas pessoas. Embora as desigualdades se acentuem em momentos como esse, essa pandemia pode ser uma oportunidade para entendermos que dependemos uns dos outros e que nem todo dinheiro do mundo pode proteger alguém nesse momento.

É tempo, mais do que nunca, de união. De solidariedade, de apoio, de cuidado, consigo, com o outro e com o coletivo. Ninguém pode soltar a mão de ninguém nesse momento.

No primeiro texto novo desse ano e no artigo que escrevi sobre o 8 de março, escrevi sobre a importância da união entre mulheres. Falei sobre a força que essa corrente pode ter quando estamos junto em prol de um mesmo objetivo. E hoje venho falar disso mais uma vez. Porque em tempos de pandemia, a união e a solidariedade – que seja virtual – são ainda mais essenciais. Por conta disso, além do nosso cronograma de postagens, a partir de hoje incluiremos muitos novos conteúdos para contribuir com o bem estar coletivo da nossa rede. Serão várias as iniciativas!

ENCONTROS VIRTUAIS Faremos encontros virtuais gratuitos via Zoom para nos “vermos”, ainda que online. Esses encontros terão como objetivo estarmos juntas, em rede, ouvindo e compartilhando. O primeiro encontro será no dia 3 de abril, sexta-feira, às 10h. O link do encontro estará no nosso perfil, é só chegar.

COMO VOCÊ ESTÁ NA QUARENTENA? Lançaremos enquetes para as fridas contarem como estão se sentindo nesses dias de ficar em casa, para a maioria, ou de enfrentar a pandemia de frente, para as que trabalham em serviços essenciais como o de saúde, supermercado e outros. Cuidar na nossa saúde mental nesse momento é essencial para continuarmos em frente. Compartilhe seus sentimentos! Marque a gente (@fala.frida) e use a #saudementalnaquarentena.

QUARENTENA COM CRIANÇAS Para as fridas que estão em casa com crianças, sugerimos que postem fotos contando sobre suas rotinas, marcando o Fala Frida (@falafrida) e a #quarentenacomcrianças que repostaremos. Saber que não tá fácil pra ninguém conciliar home office com filhos pequenos, compartilhar a vida de mãe solo ou ideias do que inventar pra entreter a criançada valem muito!

SOLIDARIEDADE NA PANDEMIA Queremos compartilhar com o maior número de pessoas possível as boas iniciativas que têm surgido durante a pandemia, seja no Brasil ou fora. Vale arrecadação para garantir segurança alimentar ou meios de vida para os mais necessitados, políticas para mitigar a violência doméstica, divulgação de trabalhos de pessoas autônomas, dicas importantes e muito mais. Marque o Fala Frida (@fala.frida) e use a #solidariedadenapandemia.

O MELHOR DA QUARENTENA Não existe nada que não tenha dois lados. O que você tem visto de belo nesse momento histórico que estamos vivendo? O que você tem aprendido nestes dias em casa? O que está percebendo que nunca tinha reparado antes? Que aprendizados têm ficado evidentes para você? Além destas reflexões, aqui também queremos dividir cursos bacanas, dicas de bem estar, perfis interessantes, música boa e muito mais. Compartilhe com a gente, marcando o Fala Frida (@fala.frida) e usando a #omelhordaquarentena.

Essas são nossas ideias iniciais para enfrentarmos juntas esse momento tão singular. Estamos abertas a sugestões. Fridas, fiquem bem e vamos mostrar para o mundo o real significado de solidariedade, empatia e união! Ninguém solta a mão de ninguém!

Nicole Spohr

Mulher, feminista, cientista social, educadora, escritora e podcaster. Profundamente transformada pela experiência da maternidade e igualmente inconformada com o papel destinado às mulheres na sociedade, fundou a plataforma online Fala Frida, que encoraja mulheres a se expressarem por meio da escrita. Escreve contos infantis e ensaios críticos sobre a condição feminina, facilita grupos de leitura sobre sagrado feminino e ministra cursos e palestras sobre feminismo. Cientista social de formação, pesquisou direitos humanos na periferia global durante o doutorado e hoje atua como professora universitária, ensinando sobre igualdade de gênero, ética e responsabilidade social. Ao longo de sua jornada, entendeu que seu propósito é trabalhar por, para e com outras mulheres na construção de um mundo melhor para todos.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.