O movimento das mulheres nunca foi tão necessário

Depois de uma pausa de fim de ano, o Fala Frida está de volta com força total! Se, por um lado, temos vivido tempos austeros com o fortalecimento de governos de direita e comportamentos misóginos no mundo todo, por outro, tem princesa abrindo mão da vida no palácio pra viver sob seus termos e não para de crescer o número de movimentos e iniciativas para lutar por direitos e participação ativa das mulheres em todas as esferas da sociedade ! O Fala Frida é parte dessa corrente. Então, em 2020, ninguém solta a mão de ninguém!

A grande novidade desse ano é que Dany Caetano, uma mulher incrível, veio para somar esforços no FF e transformar o mundo em um lugar melhor para todas nós. Dany já era uma frida mas agora faz parte da edição da plataforma e escreverá quinzenalmente na nova seção do Fala Frida – Ambientalistas no FF!

Você sabia que as mulheres são mais afetadas do que os homens por mudanças climáticas? E que a maior parte das pessoas pobres é do sexo feminino? Você conhece a história de Wangari Maathai, que ganhou o Prêmio Nobel em 2004? A Dany, que é jornalista e geóloga, vai trazer pra gente essas e muitas outras informações importantes em perfis de mulheres revolucionárias que vêm lutando pelo meio ambiente.

Além disso, o Toca das lobas segue firme e forte! Teremos novos clubes de leitura para debater o livro Mulheres que correm com os lobos, de Clarrisa P. Estés (já escrevi sobre o livro aqui). Se você mora em Floripa, fique atenta pois teremos edições presenciais. Mas se você mora em qualquer parte do planeta, pode participar online via Zoom. A potência do encontro virtual é fascinante! Para saber datas e detalhes, acesse clubes de leitura. Em breve reativaremos também o Clube de leitura feminista (também nas versões online e presencial). O primeiro livro a ser debatido será o incrível Feminismo é para todo mundo, de bell hooks. Se você tem interesse em participar, acesse esse link que entraremos em contato.

Todas essas iniciativas têm como objetivo fazer com que a gente perceba a força da união entre mulheres, seja para se conhecer melhor, seja para entender aspectos específicos do patriarcado e como lutar contra ele, seja para transformar qualquer outro aspecto da realidade. O ano está só começando mas estamos cheias de gás para colocar diversos projetos no ar. Fiquem de olho no site e no Insta @fala.frida. E se você quiser se tornar uma frida, envie para nós um conto, opinião, relato ou poesia que teremos grande prazer em publicar.

Um ótimo ano para nós!

Um beijo,

Nicole Spohr

Mulher, feminista, cientista social, educadora, escritora e podcaster. Profundamente transformada pela experiência da maternidade e igualmente inconformada com o papel destinado às mulheres na sociedade, fundou a plataforma online Fala Frida, que encoraja mulheres a se expressarem por meio da escrita. Escreve contos infantis e ensaios críticos sobre a condição feminina, facilita grupos de leitura sobre sagrado feminino e ministra cursos e palestras sobre feminismo. Cientista social de formação, pesquisou direitos humanos na periferia global durante o doutorado e hoje atua como professora universitária, ensinando sobre igualdade de gênero, ética e responsabilidade social. Ao longo de sua jornada, entendeu que seu propósito é trabalhar por, para e com outras mulheres na construção de um mundo melhor para todos.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.