Você é maravilhosa 

Foto | Thais Muniz

When I see your face | Quando eu vejo o seu rosto

There’s not a thing that I would change | Não há nada que eu mudaria

‘Cause you’re amazing |  Pois você é incrível

Just the way you are | Exatamente como você é

And when you smile | E quando você sorri

The whole world stops and stares for a while | O mundo inteiro para e fica olhando por um tempo 

‘Cause girl you’re amazing | Pois, garota, você é incrível

Just the way you are | Exatamente como você é

Maravilhosa do jeito que você é… Quantas garotas e quantas mulheres têm o privilégio de se sentir assim? Recentemente li um texto de um pai muito preocupado. Era Justin Trudeau, o primeiro-ministro canadense refletindo sobre o desafio que é ensinar sua filha que ela é perfeita do jeito que é. Que ela é suficientemente boa, que ela tem força e valor. Pois é. Um trabalho e tanto. 

Amar a si mesmo é o início de um amor pra vida toda. 

Essa frase é de Oscar Wilde e faz sentido especialmente para nós mulheres. Amar a si mesma é um exercício, é algo que podemos aprender a fazer. Cada dia um pouquinho mais. Até transbordar. Então lembre que tudo que sai da sua cabeça é lindo. Seus cachos, seu cabelo branco. Suas coxas são maravilhosas. Gordas, magras, com muita ou pouca celulite. Sua cintura é fantástica. Grande, pequena, tanto faz. Todos os centímetros do seu corpo emanam beleza simplesmente por serem seus. Você é um conjunto, não um par de pernas ou um bumbom empinado. 

Não é fácil, eu sei. Somos duras com nós mesmas. Não passamos ilesas diante de tantas mulheres padronizadamente bonitas nas revistas e na TV. Mas tudo bem, tem espaço pra todas. Não é uma competição. Quanto mais tipos de beleza, melhor. Pra todas. Se você tem uma filha, diga que ela é maravilhosa do jeito que é. Que não precisa mudar nada porque já é linda. Que a beleza vem de dentro e não de fora. 

Esse post é um apelo para que você aí do outro lado da tela se ame. “O corpo ideal é o seu” – foi a chamada da Marie Claire de novembro de 2017.

Então se ame mais. Se ache maravilhosa, do jeito que é. Todo mundo tem sua beleza. Todas nós. Abrace suas gorduras, suas celulites, sua flacidez, seus cachos. Isso é você, isso é a sua história. E ela é linda. Assim como você.  

Girl you are amazing just the way you are. Sempre que ouço essa música, me emociono. Veja a letra e tradução completa aqui.

Nicole Spohr

Mulher, feminista, cientista social, educadora, escritora e podcaster. Profundamente transformada pela experiência da maternidade e igualmente inconformada com o papel destinado às mulheres na sociedade, fundou a plataforma online Fala Frida, que encoraja mulheres a se expressarem por meio da escrita. Escreve contos infantis e ensaios críticos sobre a condição feminina, facilita grupos de leitura sobre sagrado feminino e ministra cursos e palestras sobre feminismo. Cientista social de formação, pesquisou direitos humanos na periferia global durante o doutorado e hoje atua como professora universitária, ensinando sobre igualdade de gênero, ética e responsabilidade social. Ao longo de sua jornada, entendeu que seu propósito é trabalhar por, para e com outras mulheres na construção de um mundo melhor para todos.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.