Blogs sobre maternidade que amamos

Foto: London Scout

Hoje vou falar sobre alguns blogs e canais que me ajudaram muito na jornada de me tornar mãe. Que bom que as pessoas estão falando mais sobre as dores e delícias de ser mãe e pai no mundo de hoje. Acho que quanto mais falarmos e desmistificarmos certos aspectos, mais leve vai ficar pra todo mundo. Então bora lá!

Bem que se quis | Um blog humano, de uma mãe contando suas experiências com um, e agora dois filhos. A Denise, de Floripa, é mãe do Ben e da Ana Rosa. São belas reflexões sobre maternidade real, que tratam de parto, amamentação, sono, escola, ser mãe de dois, etc. Uma delícia de leitura! Aqui, por exemplo, ela desconstrói alguns mitos sobre o segundo filho.

Hel Mother | A Helen tem um canal fantástico no Youtube em que desconstrói muitas “verdades” associadas à maternidade. Mãe solo, ultra feminista e inteligente, ela nos presenteia com vídeos engraçados mas com mensagens muito importantes. Não deixe de assistir! Nesse vídeo ela fala sobre por que o puerpério é uma fase tão difícil.

Paizinho Vírgula | Adoro o blog Thiago porque ele fala muito de criação com apego, disciplina positiva e criação sem machismo. Além de textos, ele tem vídeos muito bacanas no Youtube (sendo que vários deles já fiz referência aqui no blog). E, mais recentemente, ele têm postado podcasts, que são áudios em que ele e outros pais discutem paternidade – é o Tricô de Pais. Penso que ele é um dos expoentes dessa leva de homens – como o Piangers – que está falando sobre ser pai, o que é muito, muito bom! Porque criar filhos não é assunto de mulher, né? Não deixe de ler aqui o relato dele sobre o parto domiciliar do seu primeiro filho.

Cientista que Virou Mãe | Começou como um blog da Ligia Senas, que viu sua vida mudar radicalmente após o nascimento da Clara, sua filha, e evoluiu para uma plataforma super bacana em que várias mulheres escrevem sobre feminismo, empoderamento, maternidade, infância. A Ligia também escreveu um livro que gosto muito, o Educar sem Violência. Os textos são de altíssimo nível e às vezes é preciso ter estômago forte para encarar tantas verdades inconvenientes. Uma plataforma em prol das mulheres, com certeza. Leia aqui uma reflexão da Ligia sobre por que não devemos ensinar nossos filhos a abraçar estranhos.

Ser Mãe é Padecer na Internet | Quem escreve é a Rita Lisauskas, jornalista, que é mãe, madrasta e agora autora do livro Mãe sem Manual. Ela conta algumas de suas experiências com seu filho e reflete sobre alguns absurdos que vemos por aí, como a nova moda de dizer que “odeia criança”.

Pediatria Descomplicada | Quando tenho dúvidas sobre resfriados, vacinas e saúde infantil em geral, é pra lá que eu vou. O blog é da pediatra Kelly Oliveira, que está sempre antenada com as últimas pesquisas sobre cuidados de bebês e crianças. Entusiasta da amamentação, recentemente ela abriu um Espaço Descomplicado para atender mães e bebês pra quem mora em São Paulo. Veja aqui um post muito informativo sobre como resolver alguns dos problemas mais comuns da amamentação.

Então é isso, boa leitura!

Nicole Spohr

Fundadora e editora do FF, mãe do Guto e pesquisadora. Andou meio mundo pra fazer uma tese de doutorado que valesse a pena, mas foi a maternidade que virou sua vida de cabeça pra baixo. Entendeu que mulheres, juntas, têm muita força. E que podem transformar o mundo. Acredita que vale a pena batalhar por crianças feministas e por direitos humanos.



2 Comentários

  1. 18/09/2017 / 14:36

    Gente, que honra estas nessa lista com gente tão boa!!
    Obrigada!!

    • falafrida
      falafrida
      18/09/2017 / 20:08

      Denise, dá pra ver de longe que você fala com o coração! Amei o seu relato do parto da Ana Rosa! Um beijo e tudo de bom pra sua família!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.